
#DIW2020
O que é o Douro's Inland Waterway 2020
O projeto Douro's Inland Waterway 2020 foi criado para melhorar as condições de navegabilidade da via navegável do Douro, reforçando a segurança, otimizando o sistema de comunicações e criando novas formas de mais empresas utilizarem o rio como meio de transporte.
-
Segurança
No espectro da segurança, dois troços serão corrigidos para que mais embarcações possam navegar seguramente e melhoramentos serão efetuados nas 5 eclusas do Douro.
-
Comunicação
Um dos investimentos passará pela instalação de um sistema RIS (River Information System) criado especificamente para o Douro e que permitirá dotar os barcos de meios electrónicos de navegação com GPS, criando um sistema de controlo de tráfego, melhorar o controlo metereológico, realizar a gestão intermodal e portuária e permitir a ligação online às autoridades locais.
-
Meio de Transporte
Para complementar a oferta que existe dos operadores que já navegam no Douro, o projeto pretende aumentar a circulação de navios, beneficiando não só o potencial turístico da região mas também tornando o rio uma opção para o transporte de mercadorias - uma solução mais sustentável, eficiente e rentável.
O principal objetivo do Douro's Inland Waterway 2020, um projeto orçado em 74 milhões de euros e com a duração de 5 anos, é transformar o Douro num curso de água seguro, com boas rotas de comércio, que contribua para os propósitos europeus de transportes para 2020.
A primeira fase de estudos do projeto está já aprovada, com a duração de 2 anos, num investimento que representará um total de 4.7 milhões de euros.
A APDL assumiu, no início de junho de 2015, a gestão da Via Navegável do Douro, anteriormente a cargo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
A promoção, desenvolvimento e conservação de infraestruturas e equipamentos, assim como a administração e coordenação de intervenções no canal passaram a ser responsabilidade da APDL, que possui inclusive um novo órgão de consulta – o Observatório da Navegabilidade do Douro – para questões da via navegável.
Acreditando no potencial de crescimento, quer no sector da navegação em lazer, quer no transporte de mercadorias, o investimento no alargamento e aprofundamento do canal em alguns troços é essencial. Este potencial de crescimento servirá, não só os operadores económicos, mas também a população das áreas adjacentes ao Rio Douro.